terça-feira, 18 de maio de 2010

Uma semana de muitas lutas

Depois daquele estresse todo da cirurgia desmarcada e noites sem dormir, na sexta-feira, dia 14, fui desncansar na casa de Dino, aproveitar e bater um papo com Jane, etc.

Quando cheguei ao hospital na tarde de sábado, simplesmente não acreditei na extensão das lesões na pele de Arthur... Lembram das bolhinhas no cotovelo e pescoço que disseram ser "herpes"? Pois bem, depois de dois dias passando aciclovir pomada, a metade inferior do braço esquerdo, o topo todo das costas, envolta do pescoço, peito e a região próxima das orelhas estavam tomadas por uma irritação avermelhada e grossa da pele.

Algum pediatra foi vê-lo? NÃO!

Apenas a mesma residente tentou ajudar.

Infelizmente, a criatura me fez a pergunta mais infeliz do mundo: não quer tentar outra pomadinha? (tentem imaginar a força que tem que se fazer nestas horas para não se perder a razão)

Depois de respirar fundo, perguntei: vc é dermatologista?
Ela, sem graça: não...
Eu: então, com todo respeito, não vou passar mais nada que você ou qualquer um dos pediatras, ou outro médico qualquer que não seja um dermatologista, prescreva para meu filho. Outra coisa, não quero saber se não há plantão de dermatologistas no sábado, meu filho será visto por um dermatologista competente HOJE. Se será aqui no HNMD ou em outro lugar, não me interessa. Ou vocês providenciam um, ou providenciem os papéis para que eu assine e retire meu filho deste hospital para ele possa ter atendimento médico adequado.

O caso foi parar no mais alto oficial de plantão que, sensatamente, fez o dermatologista vir (estava com a família em Angra dos Reis, coitado, por que não encaminharam o menino antes, quando da primeira solicitação? ô povinho...).

Ganha um doce quem adivinhar o que eram... BROTOEJAS !!!

A pomada prescrita, aciclovir, estava entupindo os poros e deixando a brotoeja mais irritada. Prescreveu um talco líquido e um anti-inflamatório tópico. Problema resolvido em dois dias. Pode?!

Não bastando, cadê a avaliação pediátrica a respeito da secreção pulmonar?

Acreditem! A avaliação já estava disponível no sistema desde o próprio dia 12 de maio, informando que o paciente está apto ao procedimento cirúrgico. Hããn...? Mas NENHUM PEDIATRA ENTROU NO QUARTO DESDE O DIA 10! E outra, como que cancelam uma cirurgia devido ao paciente não estar apto ao procedimento e, no mesmo dia, o avaliam como apto?

Sabem, eu sou espírita, gostaria muito de conhecer quem foi o(a) pediatra "médium" que realizou esta avaliação "a distância" de Tuco.

Ambos casos foram levados para a Ouvidoria.

Esperamos que as providências para que isso não se repita sejam tomadas e estamos de olho no que será feito.

Não estamos procurando cabeças para serem cortadas (embora se necessário, que seja!) apenas desejamos, do fundo de nossos corações, que ninguém que passe por aquele hospital tenha suas NECESSIDADES e DIREITOS negligencidos.

Depois da Ouvidoria, tudo está melhor.

Bom, os dias passaram, Arthur se recupera bem das lesões (quase não há mais marcas na pele) e não apresenta mais chiado ao respirar. Houve coleta de sangue, urina e fezes novamente. Todos os exames estão OK. A cirurgia está confirmada para amanhã, dia 19, quarta-feira, às 7h.

2 comentários:

  1. meu filho tem apenas tres meses e descobri com um mese se vida q ele tinha cranioestenose foi um baq qando a doutora aline rodrigues pediatra dele me falo chorei muito por muitos dias mas parrei e pensei q ele precisa de mim do meu leite ainda hoje te correndo atraz da cirurgia pelo sus o dele e simples e so encima qando li seus depoimentos me emocioenei e foi onde me confortei e aceitei oq Deus tinha colocado em minha vida estamos a espera um abraco.

    ResponderExcluir
  2. Ola sou ana tenho 17anos e meu filho tem 6meses d vida qndo ele nasceu descobri que tinha craniostenose .. Foii logo transferido para ser atendido no caif afssur em curitiba .. 5 d novenbro marcarao a cirurgia um dia ants ligaram desmarcando .. Aik foi passado pra dezesete e nada a cirurgia dita pelos medicos era pra acntecer antes dos seis meses d vida ele ja vai fs sete ii nada .. Estou desesperada

    ResponderExcluir